Então o Saramago escreve mais uma heresia, no seu novo livro "Caim". Caim o mau filho, Caim que mata o seu irmão por ciúmes. Saramago dixit: Um Deus cruel que permite tais actuações não é bom conselheiro. A Bíblia é um manual de maus costumes, os católicos nem se hão-de preocupar com o livro porque não lêem a Bíblia mas os judeus sim e para mim isso é indiferente. Continuo a admirar a sua coragem embora já ninguém se preocupe muito com heresias neste ocidente democrático. Curioso seria que os judeus se levantassem e em coro o condenassem às penas do Inferno, à excomunhão pelo fogo ou mais prosaicamente, a gosto dos fariseus e seus inimigos muçulmanos, passem das palavras aos actos e lhe movam uma perseguição! Filhos ambos de Caim, diríamos e parece-me igualmente herege mas Saramago? De quem é filho Saramago? Nem Caim nem Abel! Filho de sua mãe, só.
4 comentários:
Já sabia do novo livro, mas não o tenho, nem ainda o li, pouco que seja. Mas tenciono fazer a leitura. Parece-me muito interessante o tema abordado.
...ou seja, confesso, nunca consegui entender e digerir bem o episódio bíblico de Caim (e Abel). Será atraente analisá-lo a partir de outra perspectiva, com ou sem heresias.
Abraço :)
Não é a bíblia que é herética,mas diversas leituras da bíblia, assim como as sucessivas censuras feitas pelas igrejas . A bíblia,metáfora, é um texto poético, mágico.Mas deus,a existir , não teria criado um mundo em que todo o mal tem como origem a mulher, o feminino. Quanto a irmãos que se matam , ou que incestuosamente se amam, a literatura está cheia deles. THAT'S LIFE .
Ana Paula: é verdade que a Bíblia relata crueldades insuperáveis e injustiças terríveis, que serão remediadas com a eternidade, mas parece-me pouco, os bons são aqueles a quem acontecem os piores castigos. que culpa tinha Abel? Todavia a leitura da Bíblia é apaziguadora. estranho não é? também vou ler o caim e depois falamos!
abraço
joana padrel: então segundo a sua perspectiva a Bíblia é apenas um belo e misterioso texto literário escrito a várias mãos! sem intervenção divina! parece-me bem, estou inclinada para esse lado também.
Postei sobre, no meu sítio. .Sim, leio frequentemente, tem histórias fantásticas, poemas maravilhosos, cântico dos cânticos,.... As igrejas não têm nada que ler tudo , nós também sabemos ler.Já percebi que não reconheces esta minha identidade
Bjs. See you.
Postar um comentário