domingo, 18 de outubro de 2009

saramago

Então o Saramago escreve mais uma heresia, no seu novo livro "Caim". Caim o mau filho, Caim que mata o seu irmão por ciúmes. Saramago dixit: Um Deus cruel que permite tais actuações não é bom conselheiro. A Bíblia é um manual de maus costumes, os católicos nem se hão-de preocupar com o livro porque não lêem a Bíblia mas os judeus sim e para mim isso é indiferente. Continuo a admirar a sua coragem embora já ninguém se preocupe muito com heresias neste ocidente democrático. Curioso seria que os judeus se levantassem e em coro o condenassem às penas do Inferno, à excomunhão pelo fogo ou mais prosaicamente, a gosto dos fariseus e seus inimigos muçulmanos, passem das palavras aos actos e lhe movam uma perseguição! Filhos ambos de Caim, diríamos e parece-me igualmente herege mas Saramago? De quem é filho Saramago? Nem Caim nem Abel! Filho de sua mãe, só.

4 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Já sabia do novo livro, mas não o tenho, nem ainda o li, pouco que seja. Mas tenciono fazer a leitura. Parece-me muito interessante o tema abordado.

...ou seja, confesso, nunca consegui entender e digerir bem o episódio bíblico de Caim (e Abel). Será atraente analisá-lo a partir de outra perspectiva, com ou sem heresias.

Abraço :)

maria joão carrilho disse...

Não é a bíblia que é herética,mas diversas leituras da bíblia, assim como as sucessivas censuras feitas pelas igrejas . A bíblia,metáfora, é um texto poético, mágico.Mas deus,a existir , não teria criado um mundo em que todo o mal tem como origem a mulher, o feminino. Quanto a irmãos que se matam , ou que incestuosamente se amam, a literatura está cheia deles. THAT'S LIFE .

via disse...

Ana Paula: é verdade que a Bíblia relata crueldades insuperáveis e injustiças terríveis, que serão remediadas com a eternidade, mas parece-me pouco, os bons são aqueles a quem acontecem os piores castigos. que culpa tinha Abel? Todavia a leitura da Bíblia é apaziguadora. estranho não é? também vou ler o caim e depois falamos!
abraço

joana padrel: então segundo a sua perspectiva a Bíblia é apenas um belo e misterioso texto literário escrito a várias mãos! sem intervenção divina! parece-me bem, estou inclinada para esse lado também.

maria joão carrilho disse...

Postei sobre, no meu sítio. .Sim, leio frequentemente, tem histórias fantásticas, poemas maravilhosos, cântico dos cânticos,.... As igrejas não têm nada que ler tudo , nós também sabemos ler.Já percebi que não reconheces esta minha identidade
Bjs. See you.