domingo, 8 de novembro de 2009

ervilhando

hoje quero falar e calar-me à vez,ainda não decidi que parte quero calar ou qual é a que quero falar, fala-se muito, em todo o lado mas por via indirecta. fala-se para um microfone, escreve-se por aí fora, dão-se opiniões e conta-se tudo, mostra-se tudo explica-se quase tudo. as palavras correm umas atrás das outras inflectidas ou monótonas, digo o que me vai na alma e quando digo já parece não estar em lado nenhum. mas apesar de toda esta euforia não é o discurso que conta, em boa verdade o discurso conta pouco, talvez por ser tão cómodo e fácil falar numa sociedade onde se permite que tudo seja dito. nada então nos choca ou faz estremecer. mesmo o mais imbecil e desinteressante dos seres tem o seu momento de visibilidade cósmica, debita qualquer coisa no écran por onde passam milhares de outros fumando ou bebendo cerveja. COMUNICAÇÃO. barra a queda para deixar ir dizendo, dizendo, não parar de dizer. pois se calar é assumir a verdade da coisa: Nada temos verdadeiramente novo para dizer.
mas afinal não é este solilóquio senão uma questão de inveja. pergunto-me invejosamente: como é possível um blog como o do Bruno Nogueira ter mais de 2.000 leitores por dia? é muita gente, caramba, que procuram esses tipos todos? aquele ar tá-se bem, aquela coisa dada à brincadeira negligé. é mesmo misterioso isto.
fotografia: Raymond Depardon

7 comentários:

Paulo disse...

...ou qualquer livro "escrito" por um cidadão que apareça na tv esgota edições. A sua reflexão é pertinente, sim. Creio que tem a ver com os valores presentes na sociedade que se vai construindo e a necessidade de identificação das gentes com quem são - afinal - as seus modelos de referência, do Bruno Nogueira à Júlia Pinheiro.

Cassandra disse...

Talvez seja apenas vontade de rir. Os portugueses andam sempre tão tristes. Talvez porque os posts sejam rapidinhos e divertidos. Pensar dói muito, sabias?

Podemos sempre juntarmo-nos a eles. Vamos para a escrita de humor? Next year? Comecemos o 2010 a rir :). Bjs.

mixtu disse...

falar...


o importante é comunicar...

numa sociedade onde tudo se diz...


abrazo serrano

CCF disse...

Sabes bem que...quantidade nem sempre é qualidade!
~CC~

via disse...

Paulo: também me parece, que a imagem mediática é aliciante e facilmente cria identificações, ajusta-se também ao lado superficial e publicitário do discurso na internet, nada sério. mas era bonito que um poeta como o judice tivesse 2000 leitores e não tem.enfim!

cassandra: acho uma belíssima ideia!


mixtu: na verdade tudo se diz daí que dizê-lo não tem o efeito desejado.
Abraço da metrópole

CCF: pois não mas só sabemos a quantidade, a qualidade não.

Ana Paula Sena disse...

Perdoa-me o entusiasmo, mas adorei o que escreveste :)

Isto está mesmo tudo trocado! Por outro lado, de acordo com "o espírito do tempo". Um tempo de superficialidade. E eu sem conseguir aprender, de facto, a vivê-lo.

Um abraço.

Rui disse...

Não sei qual é o blogue do Bruno Nogueira, mas também fiquei com inveja (e também não percebo).