Chéri é um filme belo (pensei que este atributo da beleza fosse negligenciável e demodée mas não é, não é). Há o décor (as palavras francesas surgem em catadupa não fora o original francês, por causa dele e da sua influência certamente), perfeito no tom, na simbologia, no timing, lacónico, indiferente e subterraneamente trágico. Os actores, a Pfeiffer está por lá, com as pérolas e aquele olhar meio condescendente meio triste, meio irónico, só dela e do meu fanatismo por "olho azul " ele mesmo, exultante. o outro, amado, com uma fragilidade entontecedora própria dos amados, dos amantes ou dos que nada sabem e sentem, sentem. A Colette sabia do amor porque a história continua hoje, debaixo da pele ou encrostada no sonho de amor que todos trazemos do berço. A vida ergue-se em bicos de pés surpresa e cai, amarrota-se, engana-se.
Ps: O Expresso tem uma crítica e uns críticos imbecis, lavavam para já os olhos e depois talvez fosse bom atirarem-se ao rio, para exercitar o fôlego.
10 comentários:
A ver, portanto.
Conto ver, sem dúvida. Gosto das interpretações da Pfeiffer, isto no mínimo das razões.
Pelo que dizes, deve ser de uma beleza insinuante...
P.S. - Confesso nunca ler uma crítica da especialidade antes de ir ver um filme. Só depois.
Beijo :)
a: sim, a ver e quanto a mim ainda o vou rever.
Ana Paula: Também só leio a crítica depois e este caso não foi excepção, mas estes críticos de hoje do Expresso estão a afastar-se cada vez mais do que considero uma boa crítica, mesmo não concordando com a opinião.bjo
ver de ver e crer de crer
[ no maior descrédito
de filme ou da vida
mesmo do escárnio
crer e querer.
] olha, apeteceu-me dizer
is-to!
[ pois aqui no caso,
... a ver!! :)
beijo
~
É um belíssimo filme, sim senhor. E este post é um excelente repto para se ver o filme.
TSC
Tb quero ir ver...está na minha lista.Quanto aos críticos, nunca faço caso nenhum do que dizem e prefiro tecer o meu próprio juízo, afinal, aquele que realmente me importa :)
~pi: ver para crer, exacto!
Teresa: Bem-vinda!
Obrigada!
Apple: A crítica influencia um bocadinho, mas há cada vez mais críticos que não percebem nada do que estão a dizer nem sabem de cinema, de modo que ler ou não ler é igual!
Já vimos, como dizes é um filme belo e cheio de França.
g: a Pfeiffer é uma das poucas americanas que faz lindamente personagens francesas! americanos e ingleses para nos mostrar Colette! engraçado!
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