domingo, 25 de outubro de 2009

filme

"O dia da Saia" é o título de um filme francês. Pergunta natural: Que quer isso dizer? Dia da saia? então será que vamos instituir um dia para todos garçons et filles mostrarem a pernoca? E porque não o dia do naperon? ou da bóina...deixemo-nos de parvoíces porque o assunto é sério. Tudo se passa num Liceu ou como hoje chamamos, uma Escola Pública, onde uma professora pretende dar a conhecer Moliére a uma turma de origem maioritariamente marroquina e argelina. O ódio e o desprezo pela Escola, colegas, professores e Moliére, sourtout lui é de ordem a ser impossível comunicar sem ser aos gritos e ameaças. o resultado é devastador, tão devastador quanto é próxima esta realidade. A propósito: reivindicação da professora exausta: institua-se "o dia da saia" um dia em que toda as mulheres desta escola possam usar saias sem serem consideradas putas...é isso mesmo...quando estiver menos cansada derivarei para o problema dos emigrantes e dos valores.

3 comentários:

Cassandra disse...

O filme é fraco. O tema é muito forte. Discordamos, já sei. Mas concordamos que o ensino está como Hamlet descreveu a Dinamarca. Mesmo assim, devemos continuar a vestir saias. Decentes, claro. Há que resistir. Bjs.

Ana Paula Sena disse...

Fiquei interessada! Onde viste o filme? Já não devo ir a tempo...

Fico à espera do que digas proximamente sobre o tema e seus inerentes valores :)

Beijos

via disse...

Cassandra: sim, do filme discordamos mas não da Dinamarca, nem do Hamlet, nem das saias ou da Escola, nisso, minha amiga, concordamos! bjo

Ana Paula Sena: (um novo nome!melodioso!) Ainda vais a tempo se deres uma corridinha a Alvalade. A Adjani, trinta anos depois de Adèle H ainda está razoável.
se disse, dizer é agir ou deveria ser...será, sobre os valores.bjo