quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Três cantos estreia dia 22 no Campo Pequeno, os três maiores compositores vivos da Música Popular Portuguesa, juntos e ao vivo. Cruzam-se emoções, expectativas imensas para ouvir aqueles que poetizaram a minha juventude e continuaram a fazê-lo na minha vida adulta.
Cada um de nós os que habitávamos Lisboa com sofreguidão e desvario tivemos a ventura de ver despontar esta febre criativa, os longos braços da poesia e da música livre, como um longo suspiro, todos nós ligámos estas músicas a uma parte incontornável do nosso imáginário. Ao som do Rosalinda o meu primeiro beijo na boca, apaixonado, o beijo que vinha lá do fundo da ânsia e se fazia luz nessa tarde num apartamento dos Olivais.
"Rosalinda se tu fores à praia, se tu fores ver o mar, cuidado não te descaia o teu pé de catraia em óleo sujo à beira mar" e depois corríamos a ver os concertos espontâneos em cantinas, na Festa do Avante, em bares.
"A noite passada acordei com o teu beijo
descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mar
até que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste
abriste a janela e voaste
."

Há, houve, continuará a haver uma identidade que cresceu e se formou com estas palavras.

5 comentários:

Paulo disse...

... e amanhã, lá estamos no Campo Pequeno! Vivendo e revivendo.

via disse...

Paulo: foi memorável o concerto, memorável! Bem vindo!

Apple disse...

Que tal? Foi bom? Eu confesso que fiquei um bocadinho "desanimada" quando os vi (o Godinho e o Fausto) num concerto em Belém com o Jorge Palma(que é um dos meus poetas/cantores de eleição)e não cheguei a considerar ir ao C.P.

Bjs

via disse...

Apple: Foi muito bom. A qualidade dos arranjos e dos músicos. A escolha das músicas intercalando conhecidas e desconhecidas e sobretudo o ambiente, aquele ambiente de festa e alegria que dos músicos e cantores contagiou o público ou vice versa. Valeu a pena. ainda podes vê-los hoje (mas parece-me que está esgotado) e no Porto (o segundo espectáculo ainda tem bilhetes) é concerto que não me importava de ver duas ou três vezes. bjo

CCF disse...

Uma identidade, sem dúvida :)
~CC~