quarta-feira, 21 de março de 2012

As imbecilidades do sistema de ensino

Como professora sou refém de uma série de "modos de procedimento uniformizados" e "critérios uniformizados". Refém porque me exigem que o faça. A ideia é que a avaliação possa ser igualmente realizada por todos os intervenientes. Todos devem aceder à mesma contabilidade.O modo mais fácil é matematizar todos os elementos da avaliação, até aqueles que não são, pela sua complexidade, matematizáveis. Nota-se há uns anos, que a ideologia da uniformização, é uma das consequências de uma ideologia economicista que quer harmonizar dois factores antagónicos: a individualidade dos alunos, por um lado, exigindo ao professor estratégias individualizadas para certos alunos e, por outro, uma uniformidade de critérios que é cega a factores particulares. O resultado é um trabalho infinito com números e médias, para chegar ao rigor. O rigor da avaliação é apenas uma forma de tapar com intenções científicas, o que é uma intenção economicista: encontrar uma fórmula de sucesso para permitir que os alunos passem de ano sem esforço, recorrendo para isso a uma multiplicação infinita dos factores de avaliação. Nessa parcialização perde-se de vista o todo e o essencial porque se relativizam todos os factores, como se na perspectiva da aprendizagem de uma disciplina todos pudessem ter igual valor. Enfim, um chorrilho de imbecilidades, uma instrumentalização de todos, alunos, professores, educação.

5 comentários:

g disse...

Mais do que pontuação, importante mesmo é o saber, um aluno interessado, será sempre uma compensação.

R. disse...

Só é lamentável que esta matemática não assente em modelos de previsão. Certamente seria mais eficaz... O curto-prazo ilude as estatísticas mas compromete irremediavelmente o futuro de todos: professores, alunos e sociedade. Se a matemática se aplicasse realmente, os resultados reflectiriam inexoravelmente a "curva normal": uma maioria na média ou próxima dela e uma outra parte com os que estão abaixo e os que estão acima... Em Portugal, não há norma. Só há alunos muito bons ou assim-assim... Nesse caso, é difícil perceber porque não somos nós a sociedade mais evoluída do mundo!
"Imbecilidades" é capaz de ser uma boa resposta.

Abraço grande e bom fim-de-semana.
PS: A ideia que "a esperança nos ama perdidamente" é uma imagem extraordinariamente bela e poderosa. Obrigada.

via disse...

g: é verdade, importante é manter o interesse.

R: sim, os alunos não são maus, os professores é que sim, são todos capazes, não são é correctamente ensinados...esta parvoíce, a mim gera-me anti-corpos!! abraço

R. disse...

Como eu te percebo! via.

via disse...

R: Também tens de lidar com estas absurdidas, eu sei. Abraço e boas férias da Páscoa.