domingo, 21 de abril de 2013

cinema


Os cinemas estão em perigo de morte, não é o cinema que pode desaparecer mas as salas, a tendência moderna  para gravar os filmes e ver no computador enquanto se dá um salto ao "Face" para responder numa conversa em "Chat" e se joga paciências, não pára de amputar espectadores.  2 horas ou uma noite inteira numa sala de cinema é perda de tempo,pensam,  no computador podes ter sala de cinema, café, cama, biblioteca, rua, sem sair da cadeira. tudo ao mesmo tempo, daí que ganhes tempo e o tempo para ganhar é precioso, no Mc Donalds também, impera a rapidez, embora saiba tudo ao mesmo. Quinze pessoas assistem ao último Almodovar estreado um dia antes. Temo pelas salas, pelos nomes, (A castello lopes desapareceu) . Está tudo a mudar demasiado depressa. O cinema não é produto televisivo para comer entre garfadas de esparguete, o cinema é uma arte, e como tal há que a deixar expressar-se, dar-lhe protagonismo, usufruir em écran grande e no escuro do silêncio, em cumplicidade muda com outros, sentados ao nosso lado. Recuso o passadismo do "dantes é que era", o computador é essencial,  mas tirar as pessoas da frente dos computadores será uma tarefa social da máxima importância, como uma desintoxicação de heroína. É mais simples, cómodo e diversificado na caixinha minúscula,  mas agora vai passar o Lawrence da Arábia nas salas de cinema e juro-vos que a experiência inicial é incomportável com barulhos de autoclismo, panelas na cozinha e anúncios de dietas milagreiras. é mergulhar no escuro e daí ver emergir a imagem, o azul do technicolor e a largueza do scope. não há como, de outro modo.

A imagem é um fotograma do "Lawrence da Arábia" de David Lean

3 comentários:

S disse...

É bom saber que não sou a única a pensar assim.
O cinema com toda a sua magia está a desaparecer a olhos vistos!

cs disse...

É uma tendência de há muito que se vem acentuando. É um grito dos amantes de cinema. É coisa que se tem tentado dar a volta. Desde salas pequenas a pipocas. Tudonse faz para levar gentes a uma sala de cinema. Estou convicta que só com uma nova Tecnica, uma diferente sequência de frames. ou número de frames. ( caso do hobbit que parece que não se consegue ver em pc por ter sido construído a 48 frames. por segundo e não as habituais 24). So aquilo que foi matando o cinema mas que também é a sua origem, a Tecnicologia, pode dar a volta a este esvaziamento das salas de cinema.

via disse...

S: contrario essa tendência, adoro ver cinema, adoro ir ao cinema.É um dos meus insubstituíveis prazeres.mas a tendência internética é muito forte tens razão e estropia essa magia de que falas.

cs: essa coisa das frames já ouvi falar e parece-me bem, dá mais nitidez à imagem, o Hobbit era feito como dizes.