sábado, 28 de maio de 2011

ucranianos

Alexandre pode dizer-se em quase todas as línguas, em Ucraniano faz toda a diferença. Era um jovem com visto de residência caducado, há seis anos por cá, com patrões oportunistas que o aceitavam por cinco meses e depois o dispensavam, ou melhor, despediam-no, só porque ao fim de seis meses eram obrigados a assinar contrato,ora sem contrato e descontos de seis meses não há visto pra ninguém! Alex era, portanto, mais um clandestino, ainda não revoltado apenas servil e triste. Só o acaso ou uma pequena tragédia como o assalto de um automóvel, me poderia cruzar com ele. Telefonou-me porque tinha encontrado os documentos, papelada e chaves que os ladrões do meu carro largaram a eito pelo chão. deu-me as coisas, num saco plástico e não queria aceitar os quinze euros que lhe estendia sobre o banco do jardim, afinal, repetia-lhe, valia muito mais de quinze euros o favor que me tinha prestado, mas ele não, queria contar a sua história, beber um cafezinho, encontrar um "fiador" que pudesse responsabilizar-se. Isto de nos roubarem o carro tem o seu lado positivo, obriga-nos a abrir os olhos para a miséria que caminha na margem, na sombra destas ruas democráticas e justas dos países "desenvolvidos".


Foto daqui

4 comentários:

R. disse...

Sem dúvida, via. E em circunstâncias assim, um cafezinho e uma conversa são impagáveis. Haverá muitos 'Alex', infelizmente. Esperemos que a sorte deste teu benfeitor mude, e que os assaltantes do teu carro recebam a devida consequência. Lamento pelo estrago, alegro-me pelo que recuperaste e junto-me a ti na lembrança dos efeitos (dos) perversos do mundo civilizado.
Bem-hajas por lembrá-lo.
Um abraço grande, grande e os votos de uma óptima semana, feita de 'lados positivos' :)

Cassandra disse...

Andamos com azar... enfim, terás um anjinho chamado Alex. Num oceanod e chatices há sempre uma maré melhor. Beijinho.

via disse...

R:Obrigada, estes "acidentes" depressa se apagam, mas há certas vidas que parece que o vivem todos os dias.bjo

cassandra: Ó miúda tu não me gozes!!

jp disse...

Da experiência se diz a madre de todas as coisas... Como R.lamento , e em nome dos muitos "Alex" me associo .bj.