quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

na exposição

Nesta exposição não havia só os quadros a reter, outros quadros sem moldura ou com aquela dada pela emoção descompassada suscitavam a atenção. Mas primeiro: os protagonistas.Tinham vindo em caixas ventiladas e protegidas, viajado como vips de guarda-costas e seguros milionários, cientes do seu estatuto de embaixadores da arte, da grande arte, da que o tempo já canonizou. Esses olhavam-nos irónicos, naturezas mortas, lebres, perdizes, laranjas hortenses, enguias, jarras, copos, leques, houve quem dissesse que era mais adequada a expressão inglesa "still life painting" tal nos parecia interrogador e expectante o seu ser extático. Havia os teus pés de um lado para o outro com botas pretas e os casacos e golas de tanta gente apanhada voluntariamente na sala sem máquina fotográfica, champanhe ou acepipes, apenas pelo gosto de ali estar, nesse último dia de exposição, testemunhas de um encontro sobre o qual permaneciam na mais total das ignorâncias.
e se fosse apenas pelos quadros apanharia a noite sem pré-aviso e comporia em seu redor reflexos de figuras sobre mesas, texturas, maçãs douradas, iria de uma para outra com as linhas que as crianças traçam para unir pontos entre pequenas estrelas e teria valido a pena. eu já sabia. e atribuo tudo, até o teu olhar alarmado, ao poder da arte.

O quadro, este, magritte: " O retrato"

3 comentários:

R. disse...

É poderosa a arte, sim; esta arte que nos interpela, ainda tão "viva". Como é poderosa a arte de observar e (bem) dizer o efeito dessa arte dos quadros sobre os que a contemplam. E a mais poderosa das artes, a que está na génese de todas as outras, é essa que te assiste: a da imaginação; feita de composições imprevistas, que nos levam consigo e nos convidam a cá voltar.

Um abraço grande.

via disse...

R: a verdade é que, com muita pena minha, não consigo comentar no teu blog, desconheço o que se passa. desejo-te dias mais calmos. abraço

R. disse...

Obrigada, via. Também não imagino porque será... A blogosfera tem destes mistérios ;)

PS: Há tempos uma amiga falava acerca do truque de termos a nossa sessão iniciada (ou não? - uma das duas) para conseguir comentar. Seja como for, sei que estás por aí. E isso é bom! :)