quarta-feira, 18 de abril de 2012

A árvore dos Tamancos 1977 Ermano Olmi




L'ALBERO DEGLI ZOCCOLI - 1977 - ERMANO OLMI


Vi-o na Cinemateca, e acordo para os seus frescos realistas e dramáticos. Certos planos lembram os quadros de Courbet ou Millet, os camponeses, e a sua dignidade inibida e, ao mesmo tempo, a sua tristeza e exuberância. Pegados aos ciclos da lavoura e da terra, como animais verticais, entre o céu castigador e os milagres redentores. De outro modo, ainda assim muito presente, os quadros de Caravaggio, os encontros do povo com a arte e um Jesus sofrido e familiar, as sombras e a luz crua e intemporal, como se, apanhada no ciclo inesgotável das coisas, se pudesse representar a condição humana crédula e vulnerável.

A narrativa oscila entre o ficcional e o documental. Há um elemento ficcional narrativo que tende para um fim dramático, aglutinador,mas não se deixa tomar por ele, abrindo o olhar à liberdade de ver a variedade de pequenas histórias que são os acontecimentos da vida quotidiana, com grandeza e mesquinhez, sem que uma e outra possam ser separadas pois são elas mesmo parte da luta pela sobrevivência.
Depois de ver o filme, percebo o impacto que teve no pós 25 de Abril e acredito na força da Arte, na capacidade de nos encantar e de destruir estereotipos, de permanecer testemunhando as injustiças brutais a que a história responde sempre, também, de forma brutal.

7 comentários:

S disse...

Fiquei literalmente a salivar...
:)

R. disse...

A tua descrição é de uma tão grande riqueza que é difícil reagir-lhe sem que as ideias se atropelem. Não sei se me centre na dimensão sensorial, se me detenha na essência humana ou na reflexão histórica. O melhor é não contaminar nenhuma delas com sobreposições subjectivas. Está perfeito assim: tal qual o escreveste.

via disse...

ss: aproveita, quando puderes, é imperdível.

R: Obrigada, recomendo o filme,é inspirador.

www.77yum.com disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
情色網站 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
a片 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
54613458656 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.