domingo, 25 de julho de 2010

um blogue é uma espécie de diário com novos meios técnicos de suporte e divulgação. a qualidade do que escrevemos e as escolhas que fazemos não são independentes do meio. a verdade é que podemos escrever um diário para milhares de pessoas (em potência) ler, isso não nos afecta porque de facto escrevemos para alguém, alguém mais imaginado que real, alguém no limbo da nossa misteriosa vontade.contrariando um pouco a essência dos diários adolescentes de serem tão íntimos, tão íntimos que ninguém, nem a melhor amiga, poderia descobrir. quando se escreve um diário da nossa pequenina vida para (em potência) milhares de pessoas, ou de facto para alguém, não podemos fugir a uma certa pose, a uma certa imagem do que se deve, pode ou não deve ou não pode escrever. de um modo prático damo-nos à censura. mas a censura é tão pessoal, revela-nos tanto como os textos que escrevemos para nós próprios. talvez haja uma pinta egocêntrica mas não é determinante, determinante será a vontade de comunicar, de dizer, de contar, de prender por palavras a voracidade do tempo dando-lhe um certo sentido, uma certa ordem, esperando talvez uma revelação, uma revelação que as palavras em cifra, acumuladas ao sabor dos dias por teimosa permanência, nos permita encontrar.
foto: Raymond Depardon

10 comentários:

R. disse...

Concordo. A escrita é, em si mesma, reveladora e, simultaneamente, impulsionadora de revelações. Há quem diga que escrever é pensar duas vezes: planeia-se o que se vai expressar e pensa-se sobre o que está escrito. No planeamento entram os conteúdos e a censura que tão bem descreves; e na revisão entra a reflexão, que por vezes traz consigo um novo entendimento. Afinal, escrever é talvez pensar várias vezes.
Gostei desta recolha, via. Provavelmente traduz eloquentemente o que muitos de nós já terão pensado sem o conseguir expressar. E a fotografia é tão bonita quanto bem escolhida!
Um 'post' que é também um bálsamo para um Domingo pleno de trabalho (ainda que a motivação ajude;)).
Continuação de um excelente dia!

CCF disse...

É verdade, e ainda assim é um mistério, nunca conseguiremos explicar suficientemente a razão porque o fazemos, mas se calhar também não temos que o fazer.
Abraço
~CC~

via disse...

R: queres escrever uma coisa e logo a primeira frase escrita ganha autonomia e puxa-te para outras que nem tinhas pensado. mas há também algo subterrâneo e inconsciente na escrita, como se para além do que está expressamente dito houvesse um discurso paralelo, algumas frases, que se estivermos atentos e mais tarde compreendemos que se referem a coisas que nem tínhamos pensado. escrever no blogue é fazer s+inteses apertadas porque as pessoas não têm paciência para grandes textos.Obrigada R, votos (de novo) de uma boa semana de trabalho, espero que em breve possas ter o teu descanso! uf!

CCF: podemos encontrar razões. tudo tem uma razão, podemos gostar ou não gostar dela mas razão temos.Abraço

via disse...

errata: R, rectifico uma parte do comentário que ficou confusa. queria dizer:algumas frases que escrevemos, se estivermos atentos, mais tarde compreendemos que referem determinados sentimentos dos quais não éramos conscientes enquanto escrevíamos, daí falar de revelação pela escrita.sorry é a "língua de trapos" a pregar partidas.

Anônimo disse...

Interessante esta reflexão, a pose, a censura e espera de uma reveleção, revelação essa que tantas vezes é o que motiva a dissertação.

g

Rosa dos Ventos disse...

A auto-censura é tão ou mais castradora do que a outra...
O que é um facto é que, aos poucos, fui tornando o meu blog praticamente asséptico.
Em todo o caso cada blog tem as suas características especiais!

Abraço

via disse...

g: é muitas vezes circular, o pensamento, mas a escrita tem fortuitamente momentos de pura revelação.

rosa dos ventos: os blogues são sempre feitos por pessoas, nada sabemos sobre os seus mecanismos de censura mas cada pessoa transporta voluntariamente ou não a sua identidade. abraço.

R. disse...

Obrigada, via :) O meu descanso terá de ser adiado por mais algum tempo. Outros valores mais altos (como uma tese para acabar) se alevantam... Mas anima-me a perspectiva de trabalhar para terminar uma tarefa cujo fim anseio :) Votos de "banhos" magníficos! Quem sabe, se não vêm a tornar-se matéria de "síntese" ;) Um abraço!

sem-se-ver disse...

eu escrevo para uma pessoa. real.

que, porque não comenta, me desmotiva a continuar.


basicly, it is like this.


(boas férias)

Ana Paula Sena disse...

Sempre um prazer ler-te!