segunda-feira, 21 de março de 2011

hoje é dia de efemérides várias. assinaláveis no presente na proporção directa com que no presente são repetidamente esquecidas ou negligenciadas. acordamos para as efemérides cheios de vontade de acordar mas repetimos, como alguém a pensar subir escadas e na realidade a jogar com um degrau, brincadeira de miúdos pulando à vez com um pé ou outro no mesmo sítio. dá-nos a segurança das referências e mais um bocadinho do mesmo. hoje, a propósito ainda da efeméride do dia mundial da mulher uma deputada do PC levada à Escola para falar aos alunos da dita emancipação da mulher, invectivava-os com a luta pelos seus direitos, têm direito ao ensino gratuito, pagar 30 euros por ano de propinas é um roubo, a taxa moderadora nos hospitais é um roubo, têm direito a saúde gratuita, têm direito a uma sala para associativismo, em muitas Escolas não existem...falamos de quê?? de um discurso estagnado há 35 anos que se vale do descontentamento actual para lançar a gritaria e a divisão. estes direitos estão todos assegurados no presente, o que não me parece assegurado são os deveres que cada um tem perante esses direitos. estudam os alunos esforçadamente para melhorar o futuro com mais conhecimentos? São respeitadores de horários? discutem ideias políticas para melhorar o estado de coisas? as utopias do pc encontraram agora terreno fértil, como qualquer ideologia messiânica achar-lhes-ia graça se não escondessem o mais sinuoso e oportunista objectivo.

4 comentários:

Rui disse...

enquanto houver leitores de cassete, as cassetes vão continuar a tocar.

R. disse...

Pois... As ideologias confundem-se quando se misturam valores civis e políticos... Já as efemérides têm esse efeito 'securizante' de nos lembrar que há um calendário que dita os dias e as ocorrências assinaláveis.
(Gostei particularmente da imagem dos pulos ladinos degrau a degrau :))
Abraço enorme!

via disse...

rui: é verdade, mas estão em vias de extinção, espero.

R:é uma espécie de repetição que tem o efeito de embalar, como o discurso da dita deputada.Abraço também grande, bastante grande e muuuito grande

R. disse...

Um igualmente grande 'obrigada'! :)