
Já tinha comprado de manhã este pedaço de bolo mármore depenicado na sua caixa de papel engordurada, não lhe liguei,viajou comigo no banco detrás do carro, avantajou-se despercebido sobre a mesa de uma cozinha portuguesa, (para evitar sentimentalismos) e voltou aqui à secretária, para servir esta pequena demonstração mesmo agora descoberta: aquilo que nos traz à tona, inadvertidos, solta-se das fagulhas da memória. Dentro, fundo de nós, nascem oásis, fotografias doces, pedaços de bolo mármore ao canto dos lábios tornam à vida, na lembrança. A minha tia (que jaz num lar à espera da morte) fazia grandes bolos destes e, ao domingo, o pessoal pequeno não lhe deixava a janela. Em guardanapos de papel minúsculos ela passava-nos para as mãos, depois de mergulhar na penumbra da casa, grandes fatias que nós devorávamos com os olhos e com a boca, agachados à janela do rés-do-chão. Viajo também até Monte Clérigo onde, mais velhinha, naquelas madrugadas de verão nevoentas, interrompíamos o sono para esperar à porta do café da praia." Um café e uma fatia de bolo mármore" as ainda quentes fatias de bolo mármore. E se para nada servisse o amor, responderia aos mais cépticos, que ele, o amor, abre grandes clareiras de luz, certas amenidades, num domingo como este, onde ninguém o esperaria.
5 comentários:
As memórias preciosas da infância, aquelas que parecem esquecidas e irrompem sem avisar...Bom sentir, este!
Gosto muito da combinmação de uma fatias destes bolos com chá.
Quanto ao relato que enquadra a ilustração fico sensibilizado.
As memórias devem acompanhar o nosso quotidiano porque nos garantem a distância, a emoção e confortam-nos.
Bjs
Acontece-me com muita frequência este 'despoletar' de memórias, mas quase sempre através dos cheiros.
:)
Que bonito texto! E muita vontade de dar uma trinquinha no bolo :)
~CC~
HL: É bom sim senhor. é bom comer o bolo e o resto também. o resto que vem com o bolo.(as duas coisas juntas, memória, sabor)
JPD: Com chá e com café. recomendo.Seja bem aparecido!Há uns tempos que não o "lia" por cá.Bjo
ss: Os cheiros também, viagens, viaje-se, por mim, é preferível a estar sempre com os pés na calçada.
CCF: Já comi o bolo há quase uma semana mas dete-me vontade de ir a correr comprar outra fatia. olha aproveita. enjoy (este aqui não dá para trincar mas há sempre um bolo mármore que espera por nós!!)
Postar um comentário