domingo, 23 de outubro de 2011

serviço ao domicílio

Já tinha comprado de manhã este pedaço de bolo mármore depenicado na sua caixa de papel engordurada, não lhe liguei,viajou comigo no banco detrás do carro, avantajou-se despercebido sobre a mesa de uma cozinha portuguesa, (para evitar sentimentalismos) e voltou aqui à secretária, para servir esta pequena demonstração mesmo agora descoberta: aquilo que nos traz à tona, inadvertidos, solta-se das fagulhas da memória. Dentro, fundo de nós, nascem oásis, fotografias doces, pedaços de bolo mármore ao canto dos lábios tornam à vida, na lembrança. A minha tia (que jaz num lar à espera da morte) fazia grandes bolos destes e, ao domingo, o pessoal pequeno não lhe deixava a janela. Em guardanapos de papel minúsculos ela passava-nos para as mãos, depois de mergulhar na penumbra da casa, grandes fatias que nós devorávamos com os olhos e com a boca, agachados à janela do rés-do-chão. Viajo também até Monte Clérigo onde, mais velhinha, naquelas madrugadas de verão nevoentas, interrompíamos o sono para esperar à porta do café da praia." Um café e uma fatia de bolo mármore" as ainda quentes fatias de bolo mármore. E se para nada servisse o amor, responderia aos mais cépticos, que ele, o amor, abre grandes clareiras de luz, certas amenidades, num domingo como este, onde ninguém o esperaria.

5 comentários:

H.L disse...

As memórias preciosas da infância, aquelas que parecem esquecidas e irrompem sem avisar...Bom sentir, este!

Unknown disse...

Gosto muito da combinmação de uma fatias destes bolos com chá.

Quanto ao relato que enquadra a ilustração fico sensibilizado.
As memórias devem acompanhar o nosso quotidiano porque nos garantem a distância, a emoção e confortam-nos.
Bjs

S disse...

Acontece-me com muita frequência este 'despoletar' de memórias, mas quase sempre através dos cheiros.
:)

CCF disse...

Que bonito texto! E muita vontade de dar uma trinquinha no bolo :)
~CC~

via disse...

HL: É bom sim senhor. é bom comer o bolo e o resto também. o resto que vem com o bolo.(as duas coisas juntas, memória, sabor)

JPD: Com chá e com café. recomendo.Seja bem aparecido!Há uns tempos que não o "lia" por cá.Bjo

ss: Os cheiros também, viagens, viaje-se, por mim, é preferível a estar sempre com os pés na calçada.

CCF: Já comi o bolo há quase uma semana mas dete-me vontade de ir a correr comprar outra fatia. olha aproveita. enjoy (este aqui não dá para trincar mas há sempre um bolo mármore que espera por nós!!)